Imagens por Satélite

Um amigo meu me mostrou como usar o Google Maps. Tenho certeza que você já viu. Ele permite que você use imagens de satélite para observar locais em todo o mundo. Há alguns anos, sofri um acidente de carro.

Desde então, não saio de casa com tanta frequência. É difícil, e a ideia de ver um carro passando por mim me faz sentir tonto. Fiquei fascinado pelo fato de poder ver o mundo inteiro, quase como se estivesse lá. Eu praticamente podia andar pelas ruas e quase parecia que estava realmente lá.

Fiquei instantaneamente fisgado. Isso me deu uma visão real do mundo. Eu poderia ir a quase qualquer grande cidade, e fui. Já vi ruas na China, no Japão, na Alemanha, na Inglaterra... em tantos lugares. Eu até fui a atrações turísticas como a Grande Barreira de Corais e o castelo do Drácula.

Meu favorito era ir a lugares aleatórios nas grandes cidades e ver quantas pessoas e animais eu conseguia encontrar. Os rostos das pessoas estavam sempre desfocados para proteger a sua privacidade, mas ainda assim era agradável vê-los lá fora, aproveitando a vida, andando como se não fosse grande coisa.

“Ela deve ter bom gosto”, eu ri.

Aumentei o zoom e notei a bolsa cinza que ela carregava em uma alça cinza e roxa. Ela estava andando de maneira relaxada, uma mão arrastando a parede ao lado dela. Aposto que se eu pudesse ver o rosto dela, veria que ela estava sorrindo. Comecei a me sentir um pouco triste. Deixei minhas mãos caírem sobre os braços da minha cadeira de rodas e olhei para ela por mais um minuto. Desejei poder estar ali, andando tão despreocupado com ela. Isso não aconteceria até que eu morresse. Eu estava preso nesta cadeira.

Suspirei e saí de Tóquio. Chega disso por esta noite. Desliguei o computador e fui para a cama.

-

Acordei cedo e decidi dar uma olhada em Paris. Paris sempre foi divertida. Gostei do visual da cidade, com todos os prédios antigos e lindos e tanta gente para observar. Aproximei-me aleatoriamente de uma área e vi uma rua ladeada por antigos edifícios de tijolos, algumas pequenas lojas e uma antiga igreja de tijolos castanhos. À frente havia um cruzamento e dezenas de pessoas passaram. Um homem de negócios careca passou rapidamente, olhando para uma velha, com os cabelos cobertos por um lenço, carregando uma bolsa grande. Uma mulher curvilínea com calças pretas muito justas olhava para a vitrine de uma loja, e duas mulheres conduziam um grupo de crianças pequenas até uma esquina.

Girei a vista mais algumas vezes e então vi algo peculiar. Sentadas no banco do ponto de ônibus estavam duas pessoas. Uma delas era uma jovem com os pés presos à frente de maneira descontraída. Ela estava usando um par de tênis vermelhos, como os meus. Fiquei surpreso por um momento quando notei a calça preta, a camiseta branca e a jaqueta preta com capuz. Seu cabelo castanho escuro estava preso frouxamente atrás da cabeça. Uma bolsa cinza estava no banco ao lado dela, a alça pendurada no ombro.

“Isso é loucura”, pensei. “Não pode ser a mesma mulher. Este é um país diferente, até mesmo um continente diferente. Como poderia ser ela?

Isso foi estúpido. Não era como se fossem fotografias ao vivo. Eles foram levados com antecedência e depois armazenados. Não é como se ela estivesse em dois lugares ao mesmo tempo. Ela poderia ser apenas uma viajante. Além disso, sem ver o rosto dela, era impossível dizer que era a mesma pessoa. O cabelo castanho era provavelmente a cor de cabelo mais comum no mundo. Esses tênis vermelhos foram algo que comprei online. Tenho certeza de que um milhão de outras pessoas também fizeram o mesmo. Balancei a cabeça e fui preparar o almoço.

Quando voltei a ficar online, decidi dar uma olhada em Berlim. Escolhi uma rua aleatória, como sempre. Parecia bem vazio. Havia prédios de tijolos alinhados nas ruas, parecendo mais fábricas do que qualquer outra coisa. Havia também terrenos baldios, cheios de grama alta e cascalho empilhado. Não havia muito para ver, na verdade. Havia uma fila de motos e um carro com duas bandeiras alemãs erguidas. Depois de mais pesquisas, encontrei uma criança. Ele parecia estar vestido para a escola, com uma jaqueta jogada sobre a bolsa. Ele estava olhando atentamente para algum tipo de dispositivo móvel. Fiquei desapontado. Comecei a sair, mas então percebi algo com o canto do olho. Virei a vista e lá estavam eles. Aqueles malditos tênis vermelhos.

Ela estava parada em uma esquina, ao lado de uma espécie de placa de sinalização. Ela estava com a mão no poste, olhando para a rua, como se esperasse para atravessar a rua. Eu olhei em estado de choque. Como ela poderia estar lá também? Mesmo se ela estivesse viajando, não teria como encontrá-la sempre. Até mesmo encontrá-la em Paris teria sido uma grande coincidência, mas isso? Isso foi uma loucura. Isso foi algum tipo de piada? Será que o Google decidiu pregar uma peça em seus usuários que tanto usavam seu produto? Teria sido uma ótima piada...

Fiz uma busca rápida, procurando uma nota sobre uma mulher que aparece como Wally. Não havia nada. Procurei artigos sobre coisas estranhas que você pode ver no Google Maps, mas nenhum deles mencionou a mulher que viaja o mundo com você. Isso foi uma loucura. Será que meu isolamento auto-imposto me deixou louco? Eu me tornei tão solitário que criei uma alucinação para mim mesmo?

Deixando a imagem de Berlim na tela, enviei uma mensagem de texto para um amigo, pedindo-lhe que olhasse os locais. Perguntei-lhe se ele viu a mesma mulher. Então esperei, com as mãos suando e o coração batendo forte no peito. Dei um pulo quando meu telefone tocou com uma mensagem de texto de resposta dez minutos depois. O texto dizia: “Vejo a senhora de quem você está falando em Berlim. Não a vi em Paris ou Tóquio. Isso é algum tipo de jogo ou o quê? Você está bem?"

Não respondi, em vez disso voltei para as locações em Tóquio e Paris. Lá estava ela. Ela estava lá, mas era diferente. Ela não se sentava mais no banco do ponto de ônibus, em Paris. Ela estava parada na frente dele, procurando algo em sua bolsa. Em Tóquio, ela estava a alguns quarteirões de distância, agachada para acariciar aquele gato malhado. Eu estremeci. Quem era ela? O que estava acontecendo?

Troquei o mapa para Bruxelas. Era outra rua da cidade. Era ladeado por prédios antigos, com lojas no térreo e o que imaginei serem apartamentos no andar de cima. Eu rapidamente examinei as ruas. Eles estavam vazios, exceto por uma mulher atarracada com um suéter azul brilhante. Fiz uma segunda varredura. Ela não estava lá. Suspirei de alívio. Eu não conseguia acreditar que estava ficando tão preocupado com isso.

Não foi nada além de uma coincidência... Parei, meus olhos congelados na tela. Havia um prédio no ponto de uma bifurcação da estrada, branco, com uma varanda com moldura de ferro preto projetando-se do segundo andar. Eu não a tinha visto, pois estava olhando para as calçadas. Lá estava ela, parada na varanda, a cabeça inclinada na direção da câmera, quase como se estivesse olhando timidamente para mim. Minha respiração ficou presa na garganta.

Mudei para Sydney. Ela estava encostada na parede, na porta de um prédio azul brilhante da Farmácia Carricks. Londres a mostrou se preparando para entrar em um ônibus vermelho de dois andares, com a cabeça virada para olhar por cima do ombro. Ela estava em todos os lugares que eu olhava. Ela ficou na calçada de tijolos de uma ponte em Veneza, atravessou uma faixa de pedestres com barras amarelas em Zurique e, em Hong Kong, ficou entre um Wing Lung Bank e um McDonald's ajustando a alça de sua bolsa. Em cada foto, ela chegava cada vez mais perto de olhar diretamente para mim com o rosto desfocado.

Meu coração parecia um pássaro aterrorizado, batendo dentro do meu peito. Eu não conseguia recuperar o fôlego. Eu não tinha certeza do que fazer. Não pude chamar a polícia. Devo enviar capturas de tela para o Google?

Cerrei os punhos com força e fechei os olhos. Quem era ela? Ela estava me seguindo? Eu a estava seguindo? Eu gostaria de poder ver a expressão em seu rosto, saber o que ela viu quando olhou para mim. Eu queria sair da cadeira e correr. Por que é que a única coisa que me fez sentir livre novamente foi a que me fez sentir ainda mais preso? Eu tinha que saber.

Digitei o nome da minha cidade e dei zoom em uma rua aleatória. Ficava a alguns quilômetros da minha casa; os portões do parque da cidade apareciam na claridade da luz do dia, apesar de ser noite aqui. Lá estava ela. Lá... Lá estava ela. Ela estava a apenas alguns quilômetros da minha casa, sob o arco de ferro que indicava o nome do parque. Ela olhou diretamente para a câmera, diretamente para mim. Eu senti que poderia vomitar. Ela estava perto de mim e me observava. Ela estava vindo atrás de mim. O que ela queria?

Digitei o nome do condomínio onde moro. Eu podia ver o lado de fora do prédio. O estacionamento estava cheio de carros e havia algumas crianças desfocadas no parquinho. Procurei por ela em todos os lugares. Ela não estava no estacionamento ou nas calçadas, nem se escondia entre os prédios ou estava parada no parquinho. Até examinei cada um dos carros, atrás dos arbustos e cada uma das janelas embaçadas. Ela não estava lá. Eu me enrolei firmemente e deitei minha cabeça na mesa.

Este lugar era seguro. Eu não saí do apartamento de qualquer maneira. Eu nunca mais usaria o Google Maps. Eu nunca mais a veria. Ela poderia ficar no parque por mim. Sorri para mim mesmo e fiquei surpreso ao encontrar uma lágrima escorrendo pelo meu rosto.

“Estou seguro”, disse para mim mesmo em um sussurro. Foi bom ouvir isso em voz alta. “Estou seguro.”

Quando eu disse isso, houve uma batida na porta. Um arrepio percorreu minha espinha. Eu tinha uma câmera ligada no meu computador que mostrava quem estava na porta da frente, o que facilitou para mim, com meus problemas de mobilidade. Lentamente, alcancei o controle para me mostrar quem estava lá fora, mas minha mão tremia furiosamente. Ao tocar no controle, percebi meu erro. A última imagem do Google que vi mostrava apenas a parte externa do prédio. Apenas o exterior.

Olhei para a tela e vi uma mulher de camiseta branca, calça preta e jaqueta preta com capuz e carregando uma bolsa cinza com alça listrada roxa e cinza. Claro, havia aqueles tênis vermelhos. Ela olhou diretamente para a câmera, seu rosto ainda completamente borrado. Enquanto eu tentava abafar um grito, ela levantou a mão e bateu com força na minha porta.


> Autor: Squidink
> Tradução: Levi Feitosa

Comentários

↓✓RECOMENDAÇÕES DA SEMANA✓↓

Fotos no Celular

A Casa Próxima a Floresta

B.O.B (Besta. Obscena. Brutal)

Batidas na Janela

Sacrificio

O Diário de Chernobyl

Ele acordou em um quarto escuro...

O Gif