O Antigo diário de Chernobyl

Assim, quando meu amigo Alexei decidiu ir para lá, ele sabia quem contatar. Ele é um estudante de física e agora está fazendo algum tipo de pesquisa sobre precipitação nuclear e disse que queria obter algumas medições e amostras diretas. Mas ambos sabíamos que era apenas uma desculpa para partir numa “aventura”. Visitamos a antiga central elétrica, a cidade abandonada de Pripyat e a zona de exclusão circundante. Foi legal, mas eu provavelmente iria aborrecê-lo com mais detalhes. Essa parte não é importante de qualquer maneira.



Estávamos dirigindo por algumas estradas de terra em uma floresta a leste de Pripyat quando o encontramos. Uma cerca velha e enferrujada e um portão acorrentado que bloqueava qualquer passagem. Havia uma grande placa com um símbolo de risco de radiação e a legenda: “Área restrita. Apenas pessoal autorizado".

Havia um par de enormes portas de proteção de metal na lateral de uma colina de aparência artificial, não muito atrás da cerca, com um grande “O-13” branco pintado e “PROIBIDA ENTRADA” pintado no topo.

"O que você acha que é isso?" Alex perguntou.

“Não sei, parece algum tipo de bunker”, respondi. “E parece que está fechado há algum tempo”, acrescentei depois de olhar mais de perto as portas. As duas metades foram soldadas no centro. Alex pegou suas amostras e leituras, mas estávamos confusos demais para ir embora ainda.

“Você acha que podemos entrar?” Perguntei.

“Bem, não desta forma, com certeza. Mesmo que não tenha sido soldado e selado, tenho certeza de que não temos como desbloqueá-lo.” Alex respondeu enquanto examinava a enorme porta.

“Parece um bunker subterrâneo. Eles devem ter uma maneira de bombear ar para dentro e não acho que seja isso. Tem que haver outra maneira de entrar. Eu disse.

Contornamos a entrada principal para tentar encontrar outros meios de entrada. O dia já estava chegando ao fim e aos poucos ia escurecendo. Enquanto procurávamos, um pensamento passou pela minha cabeça.

Por que eles soldariam as portas? O que há de tão importante lá dentro que eles foram tão longe para manter as pessoas afastadas?

“Olha, tem alguma coisa aí,” Alex me puxou para longe dos meus pensamentos.

Era um bloco de concreto de alguns metros de largura com o que pareciam ser aberturas de ventilação nas laterais. Ao olhar para as aberturas de ventilação, notei que elas também estavam seladas com escotilhas de aço de aparência pesada e não havia uma maneira clara de abri-las. No entanto, havia também uma porta um pouco menor chamada “Túnel de serviço” com uma grande roda do lado de fora.

“Devo abri-lo?” Perguntei.

“Sim, eu realmente me pergunto o que é isso. De qualquer forma, não precisamos entrar. Pelo menos veremos se a porta ainda funciona.

No início, a roda não girava por causa de toda a ferrugem e sujeira, mas acabou cedendo. A porta destrancou. Puxei e lentamente começou a abrir. Era muito pesado e exigia muita força.

Atrás da porta havia uma pequena plataforma e um túnel vertical estreito com uma escada. O que me chamou a atenção foi que havia um mecanismo de travamento idêntico por dentro. Isso significava que eles poderiam trancar a porta de ambos os lados. Mas por que? Tivemos sorte, porque se tivessem trancado por dentro também não teria como entrar.

Entrei e iluminei a luz do meu telefone no poço. Não foi forte o suficiente para atingir o fundo. O ar estava úmido e velho e havia algo que não consegui identificar. Um cheiro muito fraco, semelhante a um produto químico. Não havia radiação nem sinais de quaisquer outros perigos.

"Só podes estar a brincar comigo. Isso é tão legal. Temos que voltar aqui e verificar mais tarde. Alex disse.

Eu não poderia concordar mais.

Já estava quase escuro agora, então fechamos a porta novamente e encerramos o dia. Mas prometemos a nós mesmos voltar.




Tentei imediatamente fazer algumas pesquisas quando cheguei em casa, infelizmente sem sucesso. Até tentei ligar para o Pavel, um amigo meu que conhecia a região melhor do que eu. Na verdade, foi ele quem me trouxe lá pela primeira vez. Ele também não pôde me ajudar, mas prometeu perguntar por aí. Contei a ele sobre nosso plano e perguntei se ele não iria conosco, mas infelizmente ele ficou fora do país por um tempo.

Uma semana depois, arrumamos nosso equipamento e seguimos em frente. Trouxemos corda, lanternas pesadas, bastões luminosos, contadores Geiger, roupas de proteção à prova d'água, um medidor de oxigênio e um pequeno tanque de mergulho de emergência, só para garantir. E sim, não somos estúpidos, então contamos aos nossos parentes e amigos sobre a nossa viagem e quando esperamos voltar.



Fechamos a porta atrás de nós enquanto descíamos pelo poço de acesso. Não podíamos saber o que havia lá embaixo e não queríamos causar um vazamento de radiação ou algo parecido. Finalmente caímos em um túnel de concreto que cercava as saídas de ar e alguns canos menores. Obviamente não havia energia e, portanto, nenhuma luz. Ainda bem que trouxemos o nosso.

Seguimos pelo túnel e chegamos a outra porta, mas desta vez era uma porta normal, não do tipo pesado de bunker. Passamos e entramos em uma sala com 4 grandes bombas de ar e alguns equipamentos elétricos e controles. Os dutos de ventilação se dividiam aqui em dois maiores, que iam direto para o chão, e dois menores, que atravessavam a sala onde havia outro conjunto de portas.

Atrás das portas, havia um grande salão com inúmeras caixas, engradados e outras cargas espalhadas. Também havia um posto de controle de segurança. Atrás do posto de controle encontramos a porta principal que vimos do lado de fora. Logo ao lado, havia algum equipamento de levantamento pesado. Voltamos pelo posto de controle e demos uma olhada em um conjunto de elevadores. Havia um mapa simples com o layout das instalações, andar por andar. Estávamos no piso 0, hall de entrada principal. Havia outros 4 andares abaixo de nós.


Piso -1: Escritórios, segurança e lazer

Piso -2: Laboratórios seguros

Piso -3: Acelerador, Câmara de descontaminação de salas limpas

Piso -4: Local da experiência

O mapa foi intitulado “Objeto-13”. Não era um bunker militar. Este era um local de pesquisa.


Subimos um lance de escadas, já que os elevadores não serviam para nada sem energia. Um pensamento perturbador passou pela minha mente enquanto descíamos. Provavelmente estavam transportando alguns suprimentos e depois os deixaram lá e levaram o equipamento para a porta principal. Eles estavam tentando sair?

Subi outro degrau, mas algo rolou sob meu pé, perdi o equilíbrio e caí de costas. Minha mochila felizmente absorveu o impacto. Olhei sob meus pés para ver o que causou minha queda. Cartuchos de bala vazios.

Esta não foi a única razão pela qual me senti estranho em relação a este lugar. Assim que descemos para o nível -1, notei que todas as portas estavam abertas. Cada um. Havia uma cantina e uma cozinha logo no início de um longo corredor retangular. Vários escritórios cercavam o corredor. Havia as coisas normais – papelada, computadores antigos, pertences pessoais, tudo ali mesmo, onde os deixaram. Eles saíram com pressa?

“Dimitri!” Alex chamou da cantina do lado oposto do corredor.

"O que?" foi tudo o que consegui dizer quando o segui até a cantina.

Ainda havia comida bem servida nas mesas. Mas não foi estragado. Também não era fresco, mas não estava apodrecendo, como deveria ser uma refeição de 30 anos.

"Como isso é possível?" Perguntei.

“Não sei, talvez tenha sido irradiado ou algo assim. Mas não é mais, eu verifiquei isso. Eu realmente não sei, cara”, ele respondeu, tão intrigado quanto eu.

Oh, por que simplesmente não voltamos e partimos? Agora que estou escrevendo isso, já havia muitos sinais de alerta. Algo realmente errado aconteceu lá embaixo. Mas acho que estávamos muito entusiasmados e curiosos. Mas foi nesse ponto que minha excitação começou a desaparecer e a ser substituída por uma sensação estranha.

Mesmo assim, continuamos e descemos para o nível -2. A escada terminava aqui e, para ir mais fundo, teríamos que atravessar todo o piso para chegar a outro do lado oposto. Havia um posto de controle de segurança e uma grande porta de segurança pela qual tínhamos que passar para chegar aos laboratórios. Novamente, todas as portas estavam abertas. No entanto, as coisas que as pessoas deixaram aqui não estavam bem colocadas onde deveriam estar. Estava uma bagunça em todos os lugares. Havia todos os tipos de salas com todos os tipos de equipamentos que eu não entendia. Ocasionalmente, havia mais cartuchos de bala vazios no chão. Ainda havia um corredor central retangular como acima, mas as salas ao redor pareciam um pequeno labirinto.

Quase do outro lado do andar, encontramos o escritório do cientista-chefe. Como eu disse, estava uma bagunça em todo lugar, mas encontrei um diário de bordo em cima da mesa. Havia apenas um punhado de páginas, o resto arrancado.


5. Outubro de 1984: Hoje conseguimos translocar vários átomos com sucesso sem alterações em quaisquer propriedades físicas. Será um longo caminho até que possamos transportar objetos sólidos, mas estamos fazendo um bom trabalho aqui.

17. Janeiro de 1985: Conseguimos transportar uma maçã hoje. No entanto, não pude deixar de notar que o padrão da pele vermelha e verde na parte superior era um pouco diferente. Mas ainda era a mesma maçã, com a mesma estrutura, formato, tudo. Também tentamos transportar alguns eletrônicos. Eles estavam ilesos e em condições de funcionamento. Acho que ainda temos muito que aperfeiçoar e aprender sobre essa tecnologia, mas não podemos desacelerar agora. O país depende de nós.

21 de Fevereiro de 1985: Após os testes em animais, translocamos hoje o nosso primeiro ser humano. Ele está vivo e saudável, um bravo herói da nossa nação. Provamos que esta tecnologia funciona agora, mas a praticidade ainda é muito limitada devido à taxa de translocação fixa. Ainda não podemos “enviar” matéria. Troque apenas as posições de dois objetos igualmente massivos. Propus um novo tipo de dispositivo, que poderia conseguir a translocação unidirecional de apenas um único objeto, mas precisaria de uma imensa quantidade de energia.

1. Maio de 1985: Nossos superiores aceitaram minha proposta. Eles vão construir um translocador novo e muito maior aqui, na usina, para que possamos usar um reator nuclear como fonte direta de energia. Tem mais uma coisa. Já translocamos dezenas de cobaias. Cada um está vivo e bem, mas às vezes são um pouco, bem, diferentes. Às vezes afirmam que vários eventos no passado aconteceram de maneira diferente do que realmente aconteceram. Às vezes, afirmam conhecer pessoas que não existem ou, o que é mais alarmante, conhecem pessoas que não deveriam conhecer. O seguinte foi escrito à mão com um lápis: “O sujeito do teste 28 estava falando uma língua desconhecida e não conseguiu entender nenhuma língua real após o experimento.”

Depois disso, muitas páginas faltaram.

25 de Abril de 1986: Vamos tentar mudar a nossa abordagem. Já se passou mais de um ano e ainda não conseguimos eliminar a anomalia de simetria de translocação. Ainda não sabemos o que está causando isso, mas não vamos fazer nenhum progresso dessa forma. Hoje, vamos tentar acessar a realidade do conduíte. Embora a Unidade 2 – aquela que construímos na usina – ainda seja nova, vamos utilizá-la neste experimento. Quem sabe que maravilhas nos esperam do outro lado?

Havia uma última página no diário de bordo. Nele, havia apenas uma única frase, escrita repetidas vezes:

“NÓS DEIXAMOS ELES ENTRARAREM”


“Alex, acho que deveríamos ir”, chamei.

“Cara, venha dar uma olhada nisso”, ele respondeu.

Saí do laboratório e voltei para o corredor.

Havia... roupas espalhadas pelo corredor. Bem, o que sobrou deles. Eles foram feitos em pedaços. Nenhum corpo, nenhum sangue, apenas tiras de pano e um sapato ou relógio ocasional. Olhei para cima e olhei para o corredor escuro à nossa frente. Fiquei ali por um tempo.

Foi, não sei... como se algo tivesse despedaçado todas aquelas pessoas e depois limpado tudo. Exceto as roupas e outros materiais não orgânicos.

Uma onda de pavor puro e instintivo tomou conta de mim. Eu não conseguia me mover. Eu nem respirei.

“Vamos sair daqui.” Alex disse.

Nós nos viramos e fomos embora. Lentamente no início, mas aceleramos o passo. Nossos passos ecoaram pela estrutura subterrânea.

“Eu só quero sair daqui, cara. Não deveríamos ter feito isso”, disse Alex. Eu não contei a ele sobre o diário de bordo, mas...

Meus pensamentos foram interrompidos após uma percepção repentina.

Sua voz não ecoou. Foram apenas nossos passos.

Acho que ele também percebeu, porque nós dois paramos e ouvimos.

Nada. Apenas silêncio.

Eu dei um passo à frente.

*Clack.*

Dei mais um passo.

*Clack.*

Havia uma porta bem na nossa frente e me forcei a tentar alguma coisa. Fechei-o atrás de nós quando passamos por ele e coloquei em cima um copo de vidro que encontrei no chão.

Dei um passo à frente.

Silêncio

Afinal, era apenas um eco, pensei.

Afastamo-nos, a princípio com cuidado, mas depois aceleramos novamente o passo. Viramos uma esquina e então aconteceu.

*Colidir*

O vidro quebrou...

Alguém... ou alguma coisa... acabei de abrir a porta.

Largamos todos os nossos equipamentos, exceto as luzes, e corremos o mais rápido que pudemos. Eu nem sabia que poderia correr tão rápido. Sempre tentei ser um cara durão, mas nunca tive tanto medo na minha vida.

Nossos passos não ecoavam mais. Ou melhor, eles não estavam mais sincronizados com os nossos. Algo estava correndo atrás de nós. A cada segundo estava se aproximando. E mais perto.

Assim que chegamos ao posto de segurança, começamos a fechar a porta. A junta enferrujada da porta rangeu em protesto, mas puxamos com toda a força. Quase a fechamos quando ouvimos um rosnado alto, gutural e pouco natural.

A porta se fechou e coloquei o volante na posição “travada”. Meu coração batia tão forte que foi tudo o que ouvi por um tempo.

Não, espere, não foi meu coração. Era aquela coisa, batendo na porta trancada.

Estávamos correndo novamente. Chegamos à escada e subimos correndo, dando 2 a 3 passos ao mesmo tempo.

Finalmente chegamos à sala da bomba de ar. A subida realmente nos deixou exaustos e mesmo estando com muito medo, senti que iria desmaiar se desse mais um passo à frente. Além disso, nós trancamos lá.

Alex sentou-se e apoiou as costas em uma das grandes aberturas verticais com um estrondo.


Bang. Bang. Bang…


Ah, merda.

Nós trancamos lá embaixo.

Mas esquecemos as aberturas.


Alex e eu nos entreolhamos, nossos olhos se encontraram e então... a ventilação estourou e ele desapareceu. Eu apenas o ouvi gritar enquanto era arrastado de volta para baixo.

Eu me sinto péssimo por fazer isso, mas simplesmente corri, subi no poço de serviço e tranquei a porta de serviço quando finalmente saí deste inferno.

Assim que tive serviço telefônico novamente, meu telefone começou a apitar com um monte de chamadas perdidas e mensagens de Pavel.

“Ei Dimitri, encontrei esse cara, ele diz que sabe o que é 'O-13'. Por favor, atenda o mais rápido possível, ele diz que é perigoso e você deve ficar fora disso.

“Esse cara está me ligando agora, ele parece sério, por favor, me ligue de volta imediatamente”

“Eu não sei o que está acontecendo, mas ele está indo para lá, por favor, espero que você entenda isso antes de cair. Fique seguro, amigo.

Houve também uma mensagem de um número desconhecido:

“Dimitri, aqui é Anatoliy Moroz, eu sei o que você encontrou e estou vindo de Kiev agora. NÃO VÁ LÁ. Se você já fez isso e conseguiu sair, tranque a porta que usou para entrar e certifique-se de que ela permaneça trancada. Tentarei ligar para você quando estiver aqui.

Então aqui estou eu, escrevendo isso enquanto espero. Faço isso para garantir que ninguém mais repita o nosso erro, já que não sei se viverei muito para contar a alguém pessoalmente.

Eu simplesmente não posso deixar Alex para trás.

Eu tenho que voltar.



> Traduzido por: Levi Feitosa.

> Escrito por: (Não pude localizar o autor original)

Comentários

↓✓RECOMENDAÇÕES DA SEMANA✓↓

Fotos no Celular

A Casa Próxima a Floresta

B.O.B (Besta. Obscena. Brutal)

Batidas na Janela

Sacrificio

O Diário de Chernobyl

Ele acordou em um quarto escuro...

O Gif